quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O que comer para se recuperar mais rápido da dengue

A alimentação para ajudar na recuperação da dengue deve ser rico em alimentos fontes de proteína e ferro, como carnes, ovos e fígado, pois esses nutrientes ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imune. Estar bem nutrido favorece o corpo no combate à dengue, e por isso é importante se alimentar com frequência, fazer repouso e ingerir pelo menos 3 litros de líquidos por dia.
Além dos alimentos que ajudam no combate à dengue, deve-se evitar alguns alimentos que aumentam a gravidade da doença, como batata, pimenta e tomate, pois eles aumentam o risco de hemorragias.
Alimentos permitidos na dengueAlimentos proibidos na dengue
     Alimento permitido na dengue                                                  Alimento não permitido na dengue

Alimentos indicados na dengue

Os alimentos mais indicados para quem está com dengue são especialmente alimentos ricos em proteína e ferro, que são nutrientes importantes para evitar anemia e aumentar a formação de plaquetas, substância essencial para prevenir hemorragias e que está em falta no organismo durante a dengue. Assim, os alimentos que ajudam contra a dengue são:
  • Carnes magras, como frango, carne vermelha sem gordura e peixe;
  • Fígado;
  • Leite e derivados;
  • Ovo;
  • Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha;
  • ​Água, água de coco, sucos naturais de frutas.
Além disso, é também importante consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, acerola, abacaxi e kiwi, pois essa vitamina ajuda na absorção de ferro no intestino e fortalece o sistema imune.

O que não comer durante a dengue

Os alimentos para evitar na dengue são aqueles que contêm salicilatos, pois essa substância retarda a coagulação e facilita sangramentos. Esses alimentos são:
  • Ameixa, cereja, amora, maçã, melão, nectarina, pêssego, uva, tangerina, limão, morango, uva passa, groselha;
  • Amêndoa, nozes;
  • Batata, pepino, tomate, abricó;
  • Pimenta, alho, cebola, gengibre.
Além de evitar esses alimentos, alguns medicamentos também estão contraindicados em casos de dengue, como AAS, Aspirina e Doril.
Fonte: tuasaude.com
Nutricionista Tatiana Zanin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção leitor.

Cada comentário realizado pelo leitor assumirá as suas devidas autorias, sendo assim, se responsabilizando pelo que expõem neste espaço. Para melhor imparcialidade, não afirmamos, acrescentando ou endossamos comentários feito por você leitor.
Caso aja comentários maldosos de baixo calão poderão ser removidos assim que percebido pelo editor do blog. Acreditamos que os seus comentários sejam de muita importância, pois, sabemos que este blog estar atendendo as expectativas esperada e podemos melhorar mais ainda através de suas opiniões